sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Tudo pronto para a recomeçar

objectivos alcançados...
e assim foi um mês de Agosto, com obras, muito pó, muito papel, calor tórrido e muitos nós para desatar.
Mas enfim a organização venceu o caos, o frio venceu o calor e chegamos ao fim do mês de casa arrumada (as limpezas, nas quais colocamos muitas expectativas) serão no fim-de-semana.
Não ficou bem assim, o nosso local de trabalho, mas as paredes estão a ser pintadas de branco e as respostas às solicitações são quase imediatas, o atendimento é muito personalizado e até pelo telefone, duas ou três palavras chegam para sabermos quem está do outro lado e o tratármos pelo nome.


Depois do objectivo alcançado um desejo persiste: estender esta organização a outras áreas da nossa vida... estender esta atenção a outras pessoas da nossa vida... chegaremos lá?!!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Praia e Parque

Parque Aventura na Charneca de Caparica->
Com 23 mil metros quadrados de espaços verdes, o Parque Aventura da Charneca de Caparica foi projectado com total respeito pela morfologia do terreno e vegetação espontânea da região, acrescentando ao mesmo tempo novas áreas.

Inaugurado em Junho de 2009, uma das novidades deste parque é o facto de poder receber eventos de pequena escala como exposições, concertos e palestras.

Os acessos para pessoas com mobilidade reduzida não foram esquecidos assim como as instalações sanitárias de apoio aos visitantes, o parque de merendas, a zona de recreio infantil e ainda a parede de escalada.

Ao longo de todo o espaço vai encontrar painéis informativos sobre as espécies existentes no parque, entre elas pinheiros mansos, carvalhos, urzes, silvados, plantas aromáticas e flores silvestres.


Localização
Rua Eugénio Salvador
Quintinhas
2820 - 185 Charneca de Caparica


Coordenadas GPS
38º 36.612' N 9º 11.023' W

Parque Aventura na Charneca de Caparica

Para um passeio maior

UMA VISITA À PISCINA DA RAINHA
A pouco menos de uma hora de viagem de Lisboa, as Caldas da Rainha continuam a ser um local a descobrir. Na cidade não faltam motivos para um dia bem passado.

Diz a tradição que um dia D. Leonor passou pela localidade onde, em poças de águas “santas”, se banhavam enfermos. A rainha, que também sofria de uma doença de pele, banhou-se nas águas milagrosas e ficou curada. Terá nascido, desta forma, o mais antigo hospital termal do Mundo. Foi assim, também, que nasceu o nome de Caldas da Rainha. A cidade fica a menos de uma hora de Lisboa e está situada na bonita zona do Oeste. O hospital foi criado por D. Leonor em 1485. Tem mais de 500 anos. Já merece uma visita!

Este espaço, agora transformado em museu é super interessante, não só para os adultos, mas também para os mais pequenos que, ao vivo, podem perceber como funcionava um antigo hospital. Do rico espólio do Museu do Hospital, vale a pena destacar os instrumentos médicos e científicos utilizados desde o século XVI ao século XX. Mas toda a visita ao hospital, que pretende ser uma experiência, tem o seu auge na ida à piscina da rainha onde se tem a possibilidade de entrar no ambiente termal do hospital e deixar-se envolver pelo calor e cheiro das águas termais.

Depois do almoço, vale a pena usufruir durante uma parte da tarde do esplêndido jardim de D. Carlos I, mesmo ao lado do Hospital. É um espaço verde muito bonito onde se pode brincar na relva, no parque infantil, passear e até andar de barco no lindíssimo lago central. O espaço não podia ser mais aprazível.

Se o almoço for na zona do parque, vale ainda a pena visitar o museu José Malhoa, um riquíssimo espaço de arte que se visita muito bem mesmo com crianças.

À tarde, os mais pequenos vão adorar um pequeno museu que há na cidade e que é pouco usual: o Museu do Ciclismo. Fica ao lado do Parque. A história e as glórias do ciclismo português, com exemplares de bicicletas dos tempos dos nossos avós onde se pode ver também um tandem de dois lugares. Recorde-se que este é o único museu em Portugal com uma exposição permanente sobre o ciclismo.

Antes de regressar a casa não esquecer nem a família nem os amigos que não puderam vir. Na bagagem faz parte da tradição levar pelo menos uma embalagem de Cavacas ou Beijinhos das Caldas para todos.

Em Loures



Entre junho e setembro de 2012, ao primeiro sábado do mês, o Município dinamiza no Museu Municipal de Loures uma nova edição de “Uma Noite no Museus – Há Cenas no Convento”.

Esta iniciativa, que granjeou elogios em edições anteriores, consiste numa animação noturna na Quinta do Conventinho onde os participantes, através duma viagem no tempo, ficam a conhecer personagens de outras eras, que contam na primeira pessoa memórias e estórias da Quinta, um espaço de eleição para muitas famílias e gerações de lourenses.

Aceite o convite do Departamento de Cultura, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Loures, e venha ao Conventinho passar uma noite diferente, com muita animação e cultura...

Aproveite! São duas sessões por noite, a começar às 21h30 e às 23h00. A entrada é livre e gratuita, mediante marcação prévia junto da Divisão de Cultura, através do telefone 211 150 673 ou pelo correio eletrónico ser_educativo_conven@cm-loures.pt

Calendário das sessões:
2 junho |21h30, 23h00
7 julho | 21h30, 23h00
4 agosto | 21h30, 23h00
1 setembro | 21h30, 23h00

Fim-de-semana de festa

Sugestões para aproveitar

Sunset Concerts, ou em português os concertos do ocaso  – Em agosto e setembro, música ao fim da tarde no “Urban Garden” – Jardim Municipal de Vila Franca de Xira
Sunset Concerts – Em agosto e setembro, música ao fim da tarde no “Urban Garden” – Jardim Municipal de Vila Franca de Xira
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (através do Sector de Juventude) e a Cafetaria “Urban Garden” promovem, nos meses de agosto e setembro, os "Sunset Concerts", no Jardim Municipal Constantino Palha, em Vila Franca de Xira. O espaço da cafetaria vai assim ser palco privilegiado para a música nos finais de tarde deste verão.
Todos os espetáculos têm início às 16h30, aqui fica o programa específico:
17 de agosto (6.ª Feira) – “5Feet7”
31 de agosto (6.ª Feira) – “Panic Shanks”
07 de setembro (6.ª Feira) – “Freddy Cats”
17 de setembro (2.ª Feira) – “Os SubMundo”

Eu vou!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

 
Não é uma nova colega, mas é sem dúvida uma forma de permanecermos mais confortáveis num ambiente que, apesar dos seus 23ºC, está a conservar-nos frios como os alimentos no frigorífico.
 
Bem sei que deve ser o corpo a adaptar-se, afinal foram muitos meses a suportar, alegremente, temperaturas superiores a 30ºC, mas a garganta já dói e a mantinha vermelha que a Rute deixou sabe mesmo bem sob os braços destapados...
 
Para aquecer o ambiente, no final do dia a conversa incendiou-se em torno dos novos livros do escritor Carlos Santos Oliveira - um prestes a ser editado - que se chama O peso das gordas (porque uma mulher não é só um corpo) e outro, não sei se menos controverso, mas sem dúvida mais libidinoso - O Sexo no Tribunal - No primeiro o autor garante que o livro ajuda a mulher insatisfeita com a sua constituição física a perder peso de forma saudável e sobretudo a sentir-se bem com os resultados alcançados, sendo que no livro o narrador repudia as intervenções cirurgicas e estéticas que ofendem e agridem demais a auto-estima, já bastante fragilizada, de uma mulher gorda...
E porquê mulheres e não homens gordos?... porque o narrador é apaixonado por "gordinhas" e o livro relata também este lado emocional,da ligação amorosa que um homem, apaixonado por mulheres de corpo roliço, estabelece com essas mulheres, só que a dada altura, movidas sabe se lá porque estúpido padráo ou influência estética, o transformam em peles e ossos, vazios de significado emocional e que requerem uma nova aprendizagem do amor e da paixão pela mulher
Mais corpo, menos corpo. É neste ser e não ser, ter e não ter, que o narrador se encontra e perde, orgulha e desilude .. vence e perde, ajuda a vencer e a perder... na incansável tentativa de tonificar o seu amor.
 
Mais levantar do véu sobre esta obra, é impossível, pois tudo o que escrevi é pura intuição.


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Tempo de apreciar o Verão

Falta menos de um mês para uma nova estação se iniciar. Apesar de tudo e acima do tempo que ainda falta, o que importa é que AGORA é VERÃO e devemos aproveitar o tempo quente, para fazermos as coisas próprias do tempo quente: usar roupas frecas, andar de chinelos e calções, tomar muitos banhos, no mar, no rio, na piscina, na banheira... chapinhar na água, pois então e porque não? Fazer de turista e apreciar cada recanto dos locais por onde se passa, como se uma longa viagem de avião nos separarasse desses locais.
Molhar os pés nas fontes, andar descalço pela areia, descobrir caminhos novos, encontrar o cheiro a maresia, camarinhas e pinheiros. Escutar o grito das gaivotas e aguardar serenamente pelo pôr-do-sol. Restaurar energias e concentrá-las em objectivos novos, diferentes, desafiadores e muito felizes.
Um pequeno/grande apontamento, hoje, quase dois anos depois de o ar condicionado ter avariado, o ambiente voltou a resfrescar artificialmente no nosso local de trabalho o calor do Verão, ou o frio do Inverno é agora substituido pelo ar condicionado que nos condiciona a uma temperatura monotonamente temperada!
Não estou a reclamar, não me interpretem mal. O ar condicionado permite-nos um ambiente mais executivo, mais idêntico ao de qualquer escritório da escandinávia, óptimo para produzirmos com qualidade soluções processuais para as vidas reais que nos solicitam diariamente.
Mantenham o espírito bem atento e curioso e verão que este verão ainda tem muito para oferecer...