sábado, 29 de setembro de 2012

Semana da Lúcia Lima

E assim está inaugurada uma nova ideia para uma viagem pelos aromas e propriedades terapêuticas das plantas. Todos os dias irá haver chá quente, morno e frio de Lúcia lima no local habitual.

Lúcia-lima

Esta planta é verdadeiramente miraculosa. Rica em óleos essenciais, relaxa o sistema nervoso e combate enxaquecas, agitação e insónias, além de estimular o apetite.
O seu perfume a limão é realmente inebriante. Terá sido por ele, aliás, que os perfumistas da Europa do século XVIII a acolheram de braços abertos e a introduziram na sofisticada arte da perfumaria então em plena ascendência.
Foi trazida da América do Sul, Argentina, Peru e Chile, onde é ainda hoje muito utilizada e conhecida pelo nome popular de cedron. A lúcia-lima existe um pouco por toda a Europa Meridional sendo, no entanto, Marrocos o principal produtor.
Propriedades
A lúcia-lima é conhecida essencialmente pelas suas propriedades digestivas e carminativas (que atenuam o desenvolvimento de gases intestinais). É também um relaxante do sistema nervoso combatendo enxaquecas, nervosismo, agitação e insónias.
Além disso, estimula o apetite e tem uma acção anti-espasmódica sobre o aparelho digestivo, aliviando cólicas gastro-intestinais e também menstruais, contribuindo ainda para aliviar a sensação de vómito. Hipotensora, ajuda a baixar a tensão arterial).
Contra-indicações
Não deve ser utilizada durante longos períodos de tempo pois pode causar perturbações gástricas.
Componentes
Esta planta é muito rica em óleos essenciais principalmente citral (cerca de 30%), borneol (que tem um aroma semelhante à pimenta e um sabor que lembra a hortelã), cironelol, limoneno, eucaliptol e geraniol. Contém ainda taninos, flavonóides e iridóides.

Também pode ser que Segunda-feira seja dia de bolo: - Bolo de Lúcia lima e azeite...
Bom fim-de-semana!

domingo, 23 de setembro de 2012

Dia do Mar


Dia Mundial do Mar – 2012 : “One hundred years after the Titanic
O Dia Mundial do Mar de 2012 celebra-se no dia 27 de Setembro de 2012, subordinado ao tema “One hundred years after the Titanic”

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Vindima

Apetece-me regressar ao passado, ao tempo em que se vindimava e apanhava o milho em Setembro, se colhia azeitona em Outubro e se assavam castanhas em Novembro. O Outono está mesmo quase a chegar e com ele toda a magia da natureza a acontecer. Mas onde? Talvez em Cabeceiras de Basto ainda se viva deste modo...
Sonho, fora de horas, com locais fora do tempo.


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Aproveitar bem o tempo

Dia 15 de Setembro celebra-se o nascimento de Manuel Maria Barbosa du Bocage,
Ora aqui está um bom motivo para visitar Setúbal e a casa museu do Poeta. Celebrar o feriado da cidade e conhecer um pouco mais a vida e a obra de Bocage.
Aqui vos deixo, apenas para aguçar a curiosidade, uma bela anedota do Bocage:

Conta-se que Bocage, ao chegar a casa um certo dia, ouviu um barulho estranho vindo do quintal.
Chegando lá, constatou que um ladrão tentava levar os seus patos de criação.

Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar saltar o muro com os seus amados patos, disse-lhe:

-Oh, bucéfalo anácrono! Não te interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo acto vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando os meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo... mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com a minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.

E o ladrão, confuso, diz:
-Doutor, afinal levo ou deixo os patos?



“Nos Passos de Bocage”
Em Dia de Bocage e da Cidade, uma visita à Baixa, a partir das 10h00, no âmbito dos “Passeios Pedestres Municipais de Setúbal”.Informações: 265 227 685 | www.sal.pt
Org.: SAL – Sistemas de Ar Livre
15SET12


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Em busca de notícias felizes

 
Vou estar na manifestação, como um cordeirinho manso, simplesmente para fazer número.
Vou estar na manifestação a ser aquilo que tenho sido, apenas um número num grande rebanho de ovelhinhas que os donos levam à tosquia.
Vou à manifestação dizer que estou aqui... e que pouco ou nada posso fazer para não permitir que me tirem a minha lã, para impedir que me tirem o agasalho e o conforto.
Vou à manifestação para ficar bem identificada. Talvez até me furem uma orelha ou marquem com um ferro em brasa e, assim facilito aos meus donos a árdua tarefa do exercício do poder, que ninguém lhes tira.
Só na esfera dos sonhos, desejos, fantasias se consegue viver com um sorriso e encarar os dias, como quem recebe uma bênção, que os donos não conseguem tirar.
Esse algo inacessível aos donos é a força e vontade de viverermos felizes e satisfeitos com as necessidades básicas preenchidas. 
Basta-nos tão pouco para sermos felizes, que nem nós sabemos o quanto ainda nos podem cortar antes de nos tirarem a pele.
O mundo real torna-se, cada dia que passa, muito semelhante a um filme de terror. No entanto, ainda temos muitos recursos, coisas a mais que podemos trocar, talentos e sabedorias que em tempo de crise somos mesmo "obrigados" a usar, pois: "a necessidade aguça o engenho" 
Chegou a hora de inovarmos, de nos reinventarmos, contudo não o podemos fazer individualmente temos de nos apoiar mutuamente, temos de ir buscar força ao rebanho.
E por isso, eu vou à manifestação dar o meu contributo, fazer parte de um número que se quer gigante.
Depois, um dia mais tarde, quando eu preciar do rebanho, concerteza que o encontrarei, numas eleições quaisquer, a votar nos donos do costume.
 
 
 

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Depois do discurso do 1º

Resta-nos a vida saudável do campo onde os jornais servem para pegar nos testos das panelas de ferro  e televisão é algo que nem exite. Não se abrem portas a chatices e preocupações e escancara-se a janela à alegria simples de viver o dia-a-dia com apenas aquilo que a terra nos dá em troca do nosso trabalho.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

E esta sugestão? Para quem deseja mesmo saber o que fazem ao lixo quando o deitamos no ecoponto...

Visitas à Valorsul
A Valorsul vai receber, entre setembro e outubro de 2012, cidadãos que pretendam conhecer o processo de tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos.
As visitas são gratuitas, não exigem marcação prévia e podem ser feitas de acordo com a seguinte calendarização:
Datas
Unidades
Morada
8 de setembro
Centro de Triagem e Ecocentro do Lumiar
Estrada Militar, Lumiar
15 de setembro
Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos
Plataforma Ribeirinha da CP, Estação de Mercadorias da Bobadela, São João da Talha - Loures
22 de setembro
Estação de Tratamento e Valorização Orgânica
Rua Fernando Maia, Serra da Mira, São Brás - Amadora
29 de setembro
Aterro Sanitário de Mato da Cruz
Mato da Cruz
Calhandriz - Vila Franca de Xira
13 de outubro
Centro de Tratamentos de Resíduos do Oeste
Estrada Nacional 361-1. Pêro Moniz, Cadaval

Haverá visitas guiadas às 10h30, 11h30, 15h00 e 16h30.

Os visitantes deverão trazer calçado raso e fechado.

As crianças com menos de 9 anos, não poderão realizar o percurso no interior das unidades mas vão ter ao dispor jogos didáticos.

Sugestões para prender o tempo livre

 

8 e 9 de Setembro, 2012: Bal Moderne - LISBOA

Bal Moderne @ Lisboa
Performance às 18h
DJs a partir das 21h
Praça do Martim Moniz

"O amor pela dança nasce com mais frequência através da experiência do que pela simples observação. O Bal Moderne fomenta, desde 1993, num público diverso e internacional, o entusiasmo crescente por esta expressão artística.
Bailarinos profissionais ensinam coreografias de 3 ou 4 minutos concebidas especificamente para pessoas sem experiência em dança, criando em conjunto um grande baile, que decorre aos finais de tarde.
A atmosfera é descontraída e divertida, totalmente diferente de uma aula de dança convencional. Pessoas de todas as idades e estilos de vida encontram-se, e dançam juntas, desfrutando de um singular sentimento de solidariedade e pertença, unidas única e simplesmente pelo prazer da dança.
Este projecto tem ajudado a romper as tradicionais barreiras entre público e artistas / criadores, entre alta cultura e livre acesso, entre esforço e diversão, mas sobretudo quebra as barreiras entre os participantes, através do exercício de aprendizagem das coreografias propostas. O Bal Moderne visita a cidade de Lisboa desde 1998. No ano de 2012 o projecto ajustou-se não só à cidade como ao trabalho de Anne Teresa De Keersmaeker e à Companhia Rosas".
Transportes
Metro: Martim Moniz
Eléctricos: 12, 28
Autocarros: 34, 708, 760

Ainda as "gordinhas" fofinhas e atraentes

Todas as mulheres são bonitas... mas nem sempre essa beleza é visível a olho nu, ou de corpo nu... Ver o belo por detrás de uma aparência feia é um exercício que leva algum tempo, mas com a ajuda do tempo as palavras "bonita" e "bela" vão dando forma à sua destinatária e operando transformações mais saudáveis e duradouras que qualquer plástica ou cirurgia seria capaz de fazer.  Hoje conquista-se um sorriso, amanhã um olhar sedutor e depois um todo que se vai tornando belo, que se vai adequando à beleza daquele amor....
 
Decifrando a mensagem, juntando o príncipio deste texto com o seu fim, chegamos à seguinte fórmula:
Todas as mulheres bonitas são amadas.
E quanto mais amadas mais bonitas e
quanto mais bonitas mais amadas.
 
 Por onde querem começar?

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

João Afonso - Cheiro a Café


Sabe tão bem esta música...