Diz a tradição que um dia D. Leonor passou pela localidade onde, em poças de águas “santas”, se banhavam enfermos. A rainha, que também sofria de uma doença de pele, banhou-se nas águas milagrosas e ficou curada. Terá nascido, desta forma, o mais antigo hospital termal do Mundo. Foi assim, também, que nasceu o nome de Caldas da Rainha. A cidade fica a menos de uma hora de Lisboa e está situada na bonita zona do Oeste. O hospital foi criado por D. Leonor em 1485. Tem mais de 500 anos. Já merece uma visita!
Este espaço, agora transformado em museu
Depois do almoço, vale a pena usufruir durante uma parte da tarde do esplêndido jardim de D. Carlos I, mesmo ao lado do Hospital. É um espaço verde muito bonito onde se pode brincar na relva, no parque infantil, passear e até andar de barco no lindíssimo lago central. O espaço não podia ser mais aprazível.
Se o almoço for na zona do parque, vale ainda a pena visitar o museu José Malhoa, um riquíssimo espaço de arte que se visita muito bem mesmo com crianças.
Antes de regressar a casa não esquecer nem a família nem os amigos que não puderam vir. Na bagagem faz parte da tradição levar pelo menos uma embalagem de Cavacas ou Beijinhos das Caldas para todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário