sábado, 29 de setembro de 2012

Semana da Lúcia Lima

E assim está inaugurada uma nova ideia para uma viagem pelos aromas e propriedades terapêuticas das plantas. Todos os dias irá haver chá quente, morno e frio de Lúcia lima no local habitual.

Lúcia-lima

Esta planta é verdadeiramente miraculosa. Rica em óleos essenciais, relaxa o sistema nervoso e combate enxaquecas, agitação e insónias, além de estimular o apetite.
O seu perfume a limão é realmente inebriante. Terá sido por ele, aliás, que os perfumistas da Europa do século XVIII a acolheram de braços abertos e a introduziram na sofisticada arte da perfumaria então em plena ascendência.
Foi trazida da América do Sul, Argentina, Peru e Chile, onde é ainda hoje muito utilizada e conhecida pelo nome popular de cedron. A lúcia-lima existe um pouco por toda a Europa Meridional sendo, no entanto, Marrocos o principal produtor.
Propriedades
A lúcia-lima é conhecida essencialmente pelas suas propriedades digestivas e carminativas (que atenuam o desenvolvimento de gases intestinais). É também um relaxante do sistema nervoso combatendo enxaquecas, nervosismo, agitação e insónias.
Além disso, estimula o apetite e tem uma acção anti-espasmódica sobre o aparelho digestivo, aliviando cólicas gastro-intestinais e também menstruais, contribuindo ainda para aliviar a sensação de vómito. Hipotensora, ajuda a baixar a tensão arterial).
Contra-indicações
Não deve ser utilizada durante longos períodos de tempo pois pode causar perturbações gástricas.
Componentes
Esta planta é muito rica em óleos essenciais principalmente citral (cerca de 30%), borneol (que tem um aroma semelhante à pimenta e um sabor que lembra a hortelã), cironelol, limoneno, eucaliptol e geraniol. Contém ainda taninos, flavonóides e iridóides.

Também pode ser que Segunda-feira seja dia de bolo: - Bolo de Lúcia lima e azeite...
Bom fim-de-semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário